• ISA Campinas

Tecnologias inovadoras ganham espaço nas empresas

Atualizado: Fev 21


(elenabs/iStockphoto)


Por Bruna Ouchi, de Abril Branded Content

access_time10 fev 2020, 10h00 - Publicado em 10 fev 2020, 09h00


A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Em um estudo da Forrester Consulting, encomendado pela empresa alemã SAP, 93% dos executivos entrevistados concordam que a adoção de tecnologias inovadoras é fundamental para o sucesso do processo de transformação digital nos negócios. Além disso, os respondentes afirmaram que o principal fator para essa mudança é a busca por vantagem competitiva.

Ainda segundo o estudo, uma das tecnologias mais usadas pelas empresas é a de inteligência artificial. “Ela é crucial para a análise de cenários complexos, identificação ágil de gargalos nos processos, otimização de atendimento a clientes, automação de processos de produção, entre outros desafios que contam com dados de difícil análise ou a possibilidade de maior agilidade por meios computacionais”, afirma Marvin Oliver Schneider, coordenador da Pós-Graduação em Inteligência Artificial do Centro Universitário Senac.






Mas o topo da lista ficou mesmo com a internet das coisas (IoT). De acordo com Richard Martelli, gestor da área de Aplicativos, Internet e Computação Gráfica do Senac, a implementação de IoT nas empresas abre um leque de possibilidades de novas aplicações, como inovações nos sistemas de gestão e eficiência, uso da tecnologia em seus produtos e desenvolvimento de novos serviços. “Com profissionais qualificados, esse novo mercado permitirá às empresas não apenas reduzirem seus custos e aumentarem sua produtividade, mas também o desenvolvimento de novos modelos de negócios, melhorando ainda mais o relacionamento com o seu cliente”, revela.


Para os profissionais que atuam com essas tecnologias, o cenário também é positivo, pois o mercado está em constante crescimento. “Estima-se que a inteligência artificial substituirá cada vez mais profissões no futuro próximo e que abrirá vagas para desenvolvimento e análise de sistemas inteligentes”, conta Ozeas Vieira Santana Filho, gestor da área de Desenvolvimento de Sistema e Gestão em TI do Senac. “Por outro lado, em função do foco teórico em algumas formações e da dificuldade de entendimento do aluno, existe uma grande carência de profissionais ‘mão na massa’.”


Tecnologias que as empresas estão implementando ou já implementaram:

• IoT (92%) • Inteligência artificial (78%) • Machine learning (77%) • Realidade virtual/aumentada (70%) • Blockchain (68%)

Fonte: Estudo da Forrester Consulting, encomendado pela SAP


Em IoT, o panorama é ainda mais promissor. Segundo pesquisa da consultoria Frost & Sullivan, o mercado no Brasil deve quadruplicar o seu tamanho até 2023. “Isso abrirá uma necessidade de profissionais que tenham uma visão estratégica de diferentes tecnologias, voltadas especificamente para segurança e operação em diversos setores, como transporte, saúde, comunicação e indústria automobilística”, aponta Martelli.



Se inscreva para o nosso próximo evento presencial, que será dia 26 de março em Campinas-SP. Entrada Franca.


O tema será: Implementação Prática da Transformação Digital Na Indústria

Para se inscrever CLIQUE AQUI



Referência:

https://exame.abril.com.br/negocios/tecnologias-inovadoras-ganham-espaco-nas-empresas/

331 visualizações
Registre-se no nosso site e receba nossa Newsletter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube

Nome: ISA Sociedade Internacional de Automação – Seção Campinas.

Endereço Comercial: Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51, Bosque, Campinas-SP CEP: 13026-900

CPF/CNPJ: 07.293.209/0001-30