- ISA Campinas
Campinas Sirius - primeira volta de elétrons no acelerador demonstra funcionalidade de laboratório
Atualizado: 21 de Fev de 2020
Teste realizado validou o funcionamento do equipamento usado para criar luz síncrotron, que será usada para analisar diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.

Principal projeto de pesquisa científica do governo federal, o Sirius, em Campinas (SP), registrou um importante avanço . Pesquisadores concluíram com sucesso a 1ª volta de elétrons no terceiro e principal acelerador, demonstrando a funcionalidade do equipamento.
Diretor do projeto, Antônio José Roque da Silva classificou o teste como um "grande marco" e projetou que as primeiras linhas de luz da estrutura possam realizar experimentos no ano de 2020 - o atraso no orçamento, no entanto, impede a conclusão das 13 linhas de pesquisa previstas para o ano que vem.
Entenda o Sirius, o novo acelerador de partículas do Brasil

O Sirius é um laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, que atua como uma espécie de "raio X superpotente" que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas. Atualmente, há apenas um laboratório de 4ª geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia.
No Brasil, essa tecnologia só está disponível em equipamentos de 2ª geração, em funcionamento há 30 anos.
Fonte e Créditos: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/11/22/sirius-primeira-volta-de-eletrons-no-acelerador-principal-demonstra-funcionalidade-de-laboratorio.ghtml
Por G1 Campinas e Região
22/11/2019 19h50 Atualizado há 2 meses