• ISA Campinas

Campinas Sirius - primeira volta de elétrons no acelerador demonstra funcionalidade de laboratório

Atualizado: Fev 21

Teste realizado validou o funcionamento do equipamento usado para criar luz síncrotron, que será usada para analisar diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.



Principal projeto de pesquisa científica do governo federal, o Sirius, em Campinas (SP), registrou um importante avanço . Pesquisadores concluíram com sucesso a 1ª volta de elétrons no terceiro e principal acelerador, demonstrando a funcionalidade do equipamento.

Diretor do projeto, Antônio José Roque da Silva classificou o teste como um "grande marco" e projetou que as primeiras linhas de luz da estrutura possam realizar experimentos no ano de 2020 - o atraso no orçamento, no entanto, impede a conclusão das 13 linhas de pesquisa previstas para o ano que vem.

Entenda o Sirius, o novo acelerador de partículas do Brasil





O Sirius é um laboratório de luz síncrotron de 4ª geração, que atua como uma espécie de "raio X superpotente" que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas. Atualmente, há apenas um laboratório de 4ª geração de luz síncrotron operando no mundo: o MAX-IV, na Suécia.

No Brasil, essa tecnologia só está disponível em equipamentos de 2ª geração, em funcionamento há 30 anos.





Fonte e Créditos: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/11/22/sirius-primeira-volta-de-eletrons-no-acelerador-principal-demonstra-funcionalidade-de-laboratorio.ghtml

Por G1 Campinas e Região

22/11/2019 19h50 Atualizado há 2 meses


482 visualizações
Registre-se no nosso site e receba nossa Newsletter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube

Nome: ISA Sociedade Internacional de Automação – Seção Campinas.

Endereço Comercial: Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51, Bosque, Campinas-SP CEP: 13026-900

CPF/CNPJ: 07.293.209/0001-30