+ de 500 opções de cursos online gratuitos para ocupar a mente na quarentena

Para você passar esse tempo de isolamento de maneira mais produtiva, com cursos online gratuitos oferecidos por universidades ou plataformas educacionais.






1. Senai

2. Escola Virtual do Governo

3. Universidade de São Paulo (USP)

4. Libras na USP

5. Fundação Getulio Vargas (FGV)

6. Fundação Bradesco

7. Italiano na USP

8. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

9. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

10. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

11. Universidade Federal Fluminense (UFF)

12. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

13. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

14. Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

15. Sebrae

16. Microsoft

17. Samsung

18. Google

19. SEDA College Online

20. Learncafe

21. Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

22. Universidad Harvard

23. Universidade Stanford

24. BMF&Bovespa

25. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

26. Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

27. LinkedIn

28. Coursera

29. Udemy

30. Veduca

31. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS)

32. Hospital Israelita Albert Einstein

33. Câmara dos Deputados

34. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

35. Universidade de Cambridge

36. edX

37. Faber-Castell

38. Alison

39. Unieducar

40. Endeavor

Cursos online gratuitos para desenvolver a carreira durante a quarentena

USP, Harvard e Senai são algumas das instituições que estão oferecendo cursos de graça, sem sair de casa


Em tempos de pandemia, quanto mais ficar em casa, melhor, certo? Então, enquanto não podemos voltar para rotina normal de estudo e trabalho por causa do novo coronavírus, a melhor saída é se adaptar à nova realidade e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Quem está em isolamento dentro de casa para evitar o contágio pelo novo coronavírus pode aproveitar seu tempo para desenvolver novas habilidades.


Com as instituições de ensino fechadas, o caminho é procurar por cursos online para aprender durante o período. O ensino online não é uma novidade na área de educação, com diversas plataformas oferecendo conteúdos nas mais diversas áreas.


No entanto, o modelo de educação a distância deve conquistar mais pessoas nas próximas semanas, seja por necessidade ou por tédio. Alguns sites liberaram conteúdos de qualidade gratuitamente por conta da pandemia. Mas em quais cursos é melhor investir seu tempo?


Para ajudar na escolha, Andre Portilho, Head da Exame. academy (no instagram, @anportilho), novo braço de educação da Exame, fez uma seleção de cinco cursos grauitos recomendados. Confira:

Já separamos para vocês 7 dicas para estudar em casa e não perder o ritmo, e, agora, queremos te ajudar com uma lista bacana de cursos online gratuitos para fazer durante a quarentena. É uma ótima maneira de usar o seu tempo e adquirir mais conhecimento. Confira algumas empresas e instituições de ensino que estão oferecendo boas chances:

Harvard


A famosa Universidade Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 100 cursos gratuitos (totalmente em inglês) em sua plataforma online para diversas áreas. Entre elas, estão: Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Os cursos podem ser acessados diretamente no site da universidade.

Udemy


A rede abriu mais de 400 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática. De Excel a aulas mais complexas, como programação para crianças com ferramenta do MIT. Confira os cursos no site da Udemy.

Senai


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 12 cursos online gratuitos com certificação. Os temas são: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Logística de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação. Todos os cursos dão certificado aos alunos. Mais informações no site.

USP


Na plataforma Coursera, é possível achar 17 cursos online disponibilizados pela Universidade de São Paulo (USP). Marketing, ciência da computação, design, biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

LinkedIn


O LinkedIn liberou gratuitamente o conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. São mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas, somando mais de 10 horas de curso. Para acessar o conteúdo, basta ir ao site do LinkedIn e escolher o tópico que você quer estudar.

IFRS


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também disponibilizou diversos cursos online de diferentes áreas – a lista completa de opções está no site. Para escolher o curso e se inscrever, acesse o portal de cursos do IFRS.

Cursos de inglês


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferece o curso de Escrita em Língua Inglesa através do Ensino a Distância, que pode ajudar na carreira do aluno. Conheça o curso clicando aqui.


A SEDA College, escola de idiomas localizada em Dublin, na Irlanda, também irá disponibilizar, gratuitamente, todo o conteúdo de sua plataforma de cursos, a SEDA College Online. São mais mais de 50 cursos em vídeo-aulas, ministrados por uma equipe de oito professores, e que atendem do nível básico ao avançado. Para acompanhar as aulas ao vivo, é preciso fazer uma inscrição até o dia 29 de março, pelo site.

Ciência de Dados – Harvard


Esse é um certificado profissional completo oferecido pela plataforma online de Harvard. É composto por nove módulos que cobrem de Probabilidade até “Machine Learning”. O programa é em inglês e tem a opção de emissão de certificado de Harvard ao final por 250 dólares.


O Futuro do Marketing e da Publicidade – Cria School


Curso da Cria School voltado para profissionais de marketing e comunicação que queiram dar uma guinada na carreira. São três aulas online ministradas por Isadora Clark, Head de Branding da “The Blackhaus Branding”, mais uma live com Rapha Avellar, CEO da Avellar Midia e Fernanda Belfort, fundadora da SprintTM e da Tribo De Marketing. Tem início no dia 23 de março.


Empatia – Descola


Curso da Descola, uma escola de inovação on-line que oferece cursos de Criatividade, Negócios e Tecnologia. Empatia é uma das habilidades fundamentais no mundo atual, onde é cada vez mais importante entender seus clientes e colaboradores. São duas horas de curso em vídeo mais leituras complementares.


O Fim da Filosofia – Casa do Saber


Curso da Casa do Saber com Clóvis de Barros Filho, doutor em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. São três horas e meia onde o professor discute temas como moral e o significado da vida.


Veja a lista de cursos gratuitos disponíveis:


Harvard


A Universidade de Harvard oferece mais de 100 cursos gratuitos online sobre diversos temas, como literatura, educação, negócios, estatística, biologia, entre outros assuntos. Todas as opções são em inglês. FGV


A FGV (Fundação Getulio Vargas) oferece 56 cursos gratuitos online nas áreas de finanças, administração pública, direito, gestão, marketing, entre outros temas. Os mais curtos têm duração de cinco horas e o mais longo, de 30 horas – que fala a respeito dos Fundamentos das Relações Internacionais.


Senai


No site do Senai, são 12 cursos online gratuitos com os temas consumo consciente de energia, desenho arquitetônico, educação ambiental, empreendedorismo, finanças pessoais, fundamentos de logística, lógica de programação, propriedade intelectual, segurança do trabalho, metrologia, noções básicas de mecânica automotiva e tecnologia da informação e comunicação. VTX Lab


Os profissionais da área de beleza podem melhorar suas habilidades profissionais por meio de cursos sobre corte, escova e visagismo. A plataforma oferece sete cursos gratuitos. Udemy


A plataforma oferece 193 cursos gratuitos, com temas como conserto de celulares, criação de jogos e investimentos. Coursera


Foram disponibilizados cursos em diversos idiomas, como português, inglês, alemão e espanhol. Dentre os temas estão negociação, marketing e projetos. Sebrae


Focados em empreendedores, o Sebrae também está oferecendo 117 cursos gratuitos. Dentre as opções estão acesso ao mercado, startups, como planejar seu negócio e como vender pela internet.


O Sebrae afirma que reforçou o atendimento remoto e que os empresários podem entrar em contato pelo telefone 0800 5700800 ou buscar informações no portal sebraesp.com.br.

“Fluxo de caixa”, “Planejamento de marketing - Ferramentas práticas” e “Gestão financeira” são algumas das opções disponíveis. Também haverá cursos ao vivo, com duração de duas horas.


Segundo Poit, em torno de 15 mil pessoas fizeram EAD do Sebrae em março. "Esse número é 58% maior do que comparado com o mesmo período de 2019. Quem puder, deve aproveitar para fazer esses cursos e se qualificar ainda mais", afirmou.


Really Education


Também é possível aprender inglês durante os dias em casa. A Really Experience é uma escola sediada na Flórida, Estados Unidos, que dá aulas com professores americanos para brasileiros. As inscrições para o curso intensivo começam na segunda-feira (23) e os participantes vão receber exercícios diários de audição, conversação, vão ter interação com o professor e material didático.


"Criamos um curso intensivo para ser estudado em até 30 dias, para ajudar esse momento que o país vive de isolamento social, tornando-o mais produtivo. É preciso sempre lembrar que a quarentena não são férias e por isso temos que aproveitá-la de maneira consciente. Estudar e aperfeiçoar o conhecimento é a maneira mais inteligente de se resguardar em casa", afirma Édney Quaresma, CEO da Really Experience.

Fontes e Créditos: https://catracalivre.com.br/educacao/40-sites-que-oferecem-cursos-online-gratuitos-para-ocupar-a-mente-na-quarentena/

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/coronavirus-cursos-online-gratuitos-para-fazer-durante-a-quarentena/

https://exame.abril.com.br/carreira/5-cursos-online-gratuitos-para-desenvolver-a-carreira-durante-a-quarentena/

https://noticias.r7.com/economia/mais-de-500-cursos-gratuitos-para-profissionais-na-quarentena-23032020

Registre-se no nosso site e receba nossa Newsletter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Facebook
  • Youtube

Nome: ISA Sociedade Internacional de Automação – Seção Campinas.

Endereço Comercial: Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51, Bosque, Campinas-SP CEP: 13026-900

CPF/CNPJ: 07.293.209/0001-30