Último evento de 2017 aborda o tema Gerenciamento de Ativos

Na conclusão de seu calendário de eventos em 2017, a ISA Campinas Section realizou seu último encontro técnico abordando a redução de custos no gerenciamento de ativos. O evento aconteceu dia 28 de novembro no auditório da Emerson Process Management e reuniu profissionais e empresas da região de Sorocaba, Campinas e São Paulo, onde foram apresentadas as novidades para esses temas, aplicações e cases de sucesso.

Normas ISA para gerenciamento de ativos

Após a recepção, o representante da Emerson abriu o E.T. e passou a palavra para o Eng. Daniel Polachini (delegate da ISA Campinas Section – Biênio 2016/17), que fez uma introdução ao tema e apresentou alguns cases e normas da International Society of Automation que auxiliam no gerenciamento de ativos da indústria, bem como a aplicação de estratégias para a redução de custos com o mesmo.

Como reduzir custos com manutenção da instrumentação através do gerenciamento de ativos

A palestrante Marina Bolognesi Garbin, Consultora de Aplicações na Emerson Automation Solutions, nos lembrou que a necessidade da redução de custos sempre foi uma constante no cotidiano das empresas. Tendo em vista que a manutenção dos ativos é fundamental para garantir a operação da planta e evitar paradas não programadas é de suma importância ter a informação correta e precisa de quais ativos realmente precisam ser reparados e quando. Além disso, o uso adequado de ferramentas para a gestão de ativos é fundamental para a redução dos custos com a manutenção.

Os Avanços da Gestão de Ativos na Indústria 4.0

O conceito de Industria 4.0 (ou 4ª Revolução Industrial, como alguns citam) já é realidade nas empresas de alta performance; instalações inteligentes, sistemas altamente integrados e o uso massivo da IIoT (Industrial Internet of Things), permite uma interoperabilidade de sistemas nunca antes visto, resultando em altos níveis de eficiência e segurança.

Aproveitar destas tecnologias para a Gestão de Ativos não é mais uma oportunidade e sim uma necessidade e, segundo o palestrante Paulo Fernandes (Gerente de Ciclo de Vida e de Soluções de Confiabilidade), a Emerson é uma das grandes propulsoras desta tecnologia, integrando seus sistemas em plataformas que permite gerenciar não só do ponto de vista do ativo, mas também mostrando a “saúde” dos sistemas produtivos.

O ET sobre “Redução de Custos com Gerenciamento de Ativos” contou ainda com um debate técnico ao final das apresentações, onde os palestrantes puderam responder às várias dúvidas e trocar opiniões com os presentes. O calendário 2018 de Encontros Técnicos da ISA Campinas começará em fevereiro, no FIT de Sorocaba, com o tema “Eficiência Energética e Automação (incluindo a norma IEC 61850)”. Os interessados devem se inscrever pelo site isacampinas.org.br/eventos/inscrição.

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Dez.2017
Fale Conosco: publicidade@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang