UFSCar sedia 6º Encontro sobre Redes de Comunicação Industrial

No último dia 18, a ISA Campinas Section realizou a 6ª edição do seu ET – Encontro Técnico “Redes de Comunicação Industrial”, onde abordou sobre os Principais Protocolos de Comunicação. O ET ocorreu no anfiteatro da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e contou com um público de quase 100 pessoas, entre profissionais da área e estudantes da universidade.

Após a recepção e o coffee-break, o professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar Osmar Ogashawara deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a ISA Campinas por estar realizando aquele que era o primeiro evento da seção em São Carlos, ressaltando o empenho e disposição da mesma de ter transformado a ideia de uma simples palestra aos alunos em um grande encontro para todo o mercado da região. Logo após, o Eng. Marcílio Pongitori (presidente da ISA Campinas Section – Biênio 2016/17) apresentou a seção a todos e fez uma introdução ao tema.

“EtherCAT – Ethernet Industrial de Altíssimo Desempenho”

A primeira palestra do dia foi feita por Marcos Giorjiani, da empresa BECKHOFF, apresentando a todos sobre a nova tecnologia para redes de controle Ethernet, destacando que o processo não precisa ser lento para ter segurança. Para se fazer algo de forma eficaz, é preciso observar uma variável o máximo de vezes possível para garantir sempre o bom funcionamento, mas isso consome muito tempo, desperdiçando investimento de energia, insumos, mão de obra, entre outros.

Apesar de ser uma invenção da Beckhoff, Giorjiani (que também estava representando a ETG – EtherCAT Technology Group) destacou que a tecnologia é revolucionária justamente por contar com um sistema aberto e quase 200 empresas no planeta que distribuem peças baseadas nela, criando uma compatibilidade globalizada, com sincronismo, altíssimo desempenho, segurança e facilidade no uso.

“Integração de Protocolos de Redes Industriais”

Atualmente a utilização de um mesmo fabricante e de um único protocolo industrial de comunicação em uma planta não é fácil em função de diversos fatores: custos, acordos globais, manutenção, treinamento, entre outros. Baseando-se nisso que Victor Barreto, palestrante da empresa MOXA, abordou em sua apresentação diversos pontos a serem levados em consideração durante o design e implantação de projetos de automação industrial.

“Tecnologias em Comunicação Industrial: do cabeamento à comunicação Ethernet Industrial”

A terceira palestra foi realizada pela BELDEN, representada por Ricardo Padilha Avena e Leandro Pires. Nesta apresentação, eles focaram na atual busca pela produtividade industrial, pela excelência operacional e pela segurança nas operações, as Tecnologias de Comunicação Industrial ganham papel de destaque, uma vez que promovem melhoria contínua nos processos produtivos.

Neste cenário, seja para os tradicionais protocolos de comunicação industrial ou para os mais recentes desenvolvimentos em Ethernet, a empresa deu várias dicas, especificações e até um check-list que colabora para o dia-a-dia dos atuais e futuros profissionais presentes no encontro.

Ao final do primeiro bloco deste ET sobre “Redes de Comunicação Industrial: Principais Protocolos de Comunicação”, tivemos um debate técnico com participação dos palestrantes presentes, que responderam aos questionamentos levantados pela plateia.

“Panorama sobre Profinet”

Retornando de um excelente brunch organizado pela ISA com apoio dos patrocinadores do evento a todos os presentes, o palestrante Ricardo Azevedo nos atualizou com informações básicas a respeito da organização PROFIBUS Internacional e Brasil: números sobre o mercado da participação da tecnologia Profinet, Ethernet no ambiente industrial, arquitetura, topologia e sobre os aspectos sobre comunicação Profinet, além da integração com outros protocolo e considerações cases citados como exemplo.

“Proficloud – IoT em Automação Industrial”

Logo após a explanação anterior, Ricardo Azevedo citou como as redes de comunicação industrial podem agora ser rapidamente integradas na nuvem de modo seguro através da Internet, visto que o Proficloud permite a integração da automação com redes Profinet das controladoras e dispositivos em diferentes locais com soluções de TI SaaS e PaaS (Software and Plataform as a Service) em nuvem. Tais como interconectividade entre diferentes redes PN, integração com o MES/ERP, monitoramento/alarmes, armazenamento, interface com dispositivos de mobilidade, cálculos complexos, além de oferecer uma plataforma aberta para o desenvolvimento de novas soluções.

O próximo Encontro Técnico da ISA Campinas acontecerá no dia 16 de maio, na Mansão da Rhodia, em Campinas, com o tema: Soluções Wireless na Indústria. Os interessados devem se inscrever pelo site isacampinas.org.br/eventos/inscrição.

Texto: Julian Renzulli – Marketing
Revisão: Daniel Polachini – Diretoria
Marcílio Pongitori – Presidente ISA Campinas 2016/2017

Banco de imagens: ISA Campinas Mar.2017

Fale Conosco: publicidade@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang