Evento na 3M aborda novidades em segurança na indústria de processo

SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança), Cyber Security e Detecção de incêndios foram temas do último encontro técnico realizado no dia 18 de julho, pela ISA Campinas Section. O evento reuniu profissionais e empresas no moderníssimo auditório da 3M de Sumaré, onde foram apresentadas as novidades para esses temas, aplicações e normas regulamentadoras relacionadas ao setor de Automação Industrial.

Após o welcome coffee, o representante da 3M abriu oficialmente este ET e passou a palavra para o Eng. Daniel Polachini (delegate da ISA Campinas Section – Biênio 2016/17), que fez uma introdução ao tema e aprofundou sobre Cyber segurança, nos apresentando números atualizados sobre as crescentes invasões de hackers a milhares de empresas em todo o mundo e os perigos que cercam a falta de investimento na tecnologia em questão.

Segurança Cibernética na Indústria

O Engenheiro de Projetos Daniel Borges Quintão destacou que a Siemens já conta com dezenas de produtos e uma equipe dedicada para a criação, implantação, operação e análise de projetos de segurança na indústria dentro e fora do país. Quintão destacou ainda que eventos como este são extremamente importantes, pois conectam profissionais e empresas, levando a informação para todos e – especificamente sobre o tema citado acima – entendendo as vulnerabilidades existentes nas atuais tecnologias, investindo sempre para aumentar a segurança. Os tópicos abordados em sua apresentação foram:

  • Histórico da Segurança Cibernética no Ambiente Industrial;
  • Incidentes reais;
  • Mitos e verdades sobre Segurança Cibernética no Ambiente Industrial;
  • Convergência entre TA e TI (desafios);
  • Desafios da Segurança Cibernética na Indústria 4.0;
  • Normas e frameworks de referência.

Panorama da Cyber Segurança na Indústria Brasileira

Sabemos que a Indústria 4.0 e o IIoT trouxeram grandes avanços em produtividade e eficiência de uma forma geral, porém a dependência cada vez maior dessas tecnologias trouxe também uma série de vulnerabilidades para – até então isoladas – plantas produtivas ao redor do mundo.

Em sua sede global, a Moxa conta com um Centro Técnico de Competência que estuda a vulnerabilidade já encontrada nos produtos, principalmente advindo de experiências de clientes de todo o mundo, como no Brasil. Segundo o palestrante Felipe Sabino Costa, Cyber Security será talvez o “assunto do momento” pelos próximos 2 anos. Já houve atualmente uma conscientização e em 2018 e 2019 virão ainda mais soluções, principalmente relacionadas à Internet das Coisas.

Alto Desempenho no Controle de Fluídos

A Festo destacou como vivemos atualmente em um cenário altamente competitivo, onde existe uma pressão constante pelo aumento da produtividade e pela redução dos custos operacionais, o que cria cada vez mais “brechas” para falhas e vulnerabilidade. O Gestor de Produtos para Automação de Processos Pedro Silva citou como Safety Integrity Level (SIL / Nível de Integridade da Segurança, em português) é importante e auxilia na prevenção de acidentes, além de apresentar os diversos tipos de produtos (válvulas industriais, válvulas solenoides, sensores e terminais de válvulas) e de soluções da marca para reverter estes cenários.

IEC 61511 – 2016 Update

Após o brunch, Tadeu Batista (Emerson Process) nos atualizou sobre a Norma IEC 61511, que sofreu sua primeira revisão desde que foi lançada em 2004 e comentou como a aplicação destas ainda é limitado em boa parte das empresas, onde apenas “as maiores” conseguem fazê-la.

Tecnologias de Vídeo monitoramento e Conectividade Óptica

Para finalizar o nosso encontro, Nivaldo de Souza Leite e André Amaral apresentaram tecnologias e os recursos necessários para interligar equipamentos de forma segura, mitigando os riscos de ataques cibernéticos. Além disso, foi abordado os princípios de conectividade óptica e os benefícios desta na utilização industrial, avaliadas as características de capacidade de transmissão/processamento, latência na transmissão, imunidade à interferência e alta proteção dos dados transmitidos.

Em agosto, a ISA Campinas realizará um Fórum Técnico sobre Normas ISA, exclusivo para os membros de seções da International Society of Automation. Em setembro, teremos a tão aguardada ISA Expo Campinas 2017. As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Participe da comemoração de 10 anos do evento. Acesse isaexpocampinas.org.br e inscreva-se!

Texto: Julian Renzulli – Marketing ISA Campinas
Revisão: Marcílio Pongitori – Presidente (Biênio 2016 / 17)
Colaboração: palestrantes já citados

Banco de imagens: ISA Campinas Jul.2017

Fale Conosco: publicidade@isacampinas.org.br | (19) 2519-0528

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang