Fechar

Tem alguma dúvida ou sugestão? Será um prazer atender você!
Preencha os campos abaixo e envie-nos uma mensagem.

Você também pode falar conosco por meio dos contatos abaixo:

+55 (19) 2519-0530 | contato@isacampinas.org.br
Rua Barão de Paranapanema, 146, Conj. 51 C – Bosque – Campinas/SP | CEP 13026-900

Fechar
contato@isacampinas.org.br
Siga-nos Facebook Linkedin Youtube

Blog

 

Esse espaço é para você!


Eficiência Energética: o que é esse conceito tão importante para os dias atuais

10-10-2018

Um dos termos que se encontra cada vez mais presente nas discussões atuais sobre sustentabilidade e avanços tecnológicos é “eficiência energética”. De acordo com a comunidade técnica da ISA Campinas Section, esse conceito está relacionado a produzir mais com menos energia. Os especialistas explicam que, diferente da economia de energia – que se relaciona a não utilização desnecessária, por exemplo, ter uma infraestrutura com bastante luz natural para ter menos necessidade de utilizar lâmpadas -, a eficiência energética “é quando você tem uma máquina/equipamento que precisa atender a sua necessidade de produção de x peças e ela faz isso utilizando menos energia, ou em menor tempo”.

As vantagens

No contexto empresarial, qualquer negócio pode se beneficiar de um projeto que busque empregar esse conceito na produção. Para a ISA, eficiência energética está muito relacionada a mais resultados e retorno de investimento, pois existe “o benefício de otimização de custos e resultados a longo prazo, o que se torna um grande diferencial competitivo no mercado”.

Além dos benefícios financeiros, existe o fator “meio ambiente” para ser levado em consideração. Ao investir em soluções que contribuam para um menor gasto de energia, as empresas mostram sua preocupação e compromisso com os recursos naturais. “A consciência ambiental será um fator determinante para criar valor agregado às marcas. O consumidor atual está cada vez mais consciente e procurando empresas que sejam pró-sustentabilidade, engajadas em causas ambientais”, ressaltam os especialistas.

Eficiência energética e automação

Uma das melhores formas de se conquistar eficiência energética é por meio do processo de automação, que, de acordo com a comunidade técnica da ISA, faz com que haja menos desperdício de tempo de produção, menos tempo de funcionamento da máquina e dos operadores. Dessa forma, é possível “trabalhar com nossas máquinas e equipamentos sem precisar de horas ou turnos extras para conseguir atender a produção de forma satisfatória”.

As vantagens são muitas, como programar manutenções preventivas nos períodos corretos, evitar multas por atraso de fornecimento no caso de uma quebra de máquina/equipamento e não precisar fazer os funcionários se sobrecarregarem com horas extras para correr atrás do prejuízo dos atrasos da produção. “A possibilidade de falhas humanas e riscos de acidentes e incidentes de trabalho se reduzem muito, fator muito importante para gerar um ambiente seguro e de bem-estar para os colaboradores. Além de evitar processos e multas por não cumprimentos de normas de segurança e possíveis acidentes”, completam os especialistas.

Norma IEC 61850

Como referência na criação de normas para os processos automotivos, a ISA desenvolveu a IEC 61850, que, de acordo com a própria instituição, “define os protocolos de comunicação entre os dispositivos eletrônicos de diferentes fabricantes para subestações de energia elétrica. O objetivo principal é buscar a interoperabilidade entre os dispositivos eletrônicos de uma subestação”.







Mapa do Site



Quem somos

Eventos

Cursos

Blog