Evento

Curso de Medição de vazão industrial



Data: 23/05/2017 à 24/05/2017
Carga Horária: 16 horas/aula (8hs por dia)
Horário: Terça e quarta-feira, das 8h às 17h30 - Total de 16hs
Local: Sede ISA Campinas
Endereço: Rua Barão de Paranapanema146 Conj.51 Bloco C
Cidade: Campinas / SP

Público Alvo:

O curso destina-se a profissionais de nível médio, técnico ou superior, envolvidos com as áreas da instrumentação, automação, manutenção, projetos, operação, relativos à medição e controle de vazão.

Pré requisitos:

Ter feito algum curso na área de instrumentação, automação e afins.

Objetivo:

Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes as origens, conceitos básicos e os principais aspectos técnicos e econômicos da medição de vazão a serem considerados para os projetos e sua implantação em plantas industriais, a aplicação dos instrumentos e dispositivos sensores e noções básicas de malhas de controle de vazão.

Resultados Esperados:

Ao final do curso o aluno saberá: o funcionamento da tecnologia de medição, avaliar, selecionar, especificar e aplicar os principais tipos de sensores, medidores e transmissores e os acessórios apropriados, as normas e os requisitos para implementação de medição de vazão e terá conhecimentos dos principais medidores do mercado de instrumentação de medição de vazão.



Conteúdo Programático:

Introdução à Instrumentação.

Medição de Vazão:

  • Introdução, definições, conceitos físicos, tipos de escoamento.

Tubulações industriais:

  • Escoamento de gases, vapores, ar comprimido e gases combustíveis, bombas.

Medidores de vazão:

Tipos e características, medidores por perda de carga variável (tubo Pitot, Annubar, tubo Venturi, tubo de Dall, placa de orifício, tipos de placas e tipos de tomadas, dimensionamento de placa de orifício, fórmulas de cálculos (líquido, gás, vapor), bocal de vazão, transmissores de pressão diferencial, extrator de raiz quadrada, integrador, precisão, meter run, rotâmetros, medidores de deslocamento positivo (disco nutante, medidores rotativos, turbina, etc.), medidores especiais (eletromagnético, ultrassom, vórtex; medição em canal aberto, medidor mássico Coriolis, medição em esteiras transportadoras), seleção de medidores, critérios de instalação

Invólucros:

  • Graus de proteção e tipos de proteção para atmosferas explosivas.

Normas aplicáveis em instrumentação

Simbologia de instrumentação (Norma ISA 5.1)

Folhas de dados de processo: definições e terminologia, folhas de vazão e válvula de controle

Referências bibliográficas

Metodologia

Recursos Didáticos:

  • Apostila (incluso);
  • Cópia dos Slides (incluso);
  • Exercícios;
  • Preenchimento da folha de especificação;
  • Apresentação de filmes;
  • Apresentação de empresas fornecedoras de instrumentos.

Bibliografia auxiliar:

  • Indicação de Normas ISA (não inclusa);
  • Catálogos de fornecedores (não incluso);
  • Manuais técnicos (não incluso).

Mini Currículo do Professor:

Antonio Mazzuco Filho - Eng. de Instrum., Autom. e Seg. Trabalho, MBA em Gestão Empres. (FGV), Eng. Eletric. Eletr. (FEI-SBC/SP, 1980). 30 anos de carreira na RHODIA (Solvay Group): exp. em manut., proj., eng., montagens, testes, comissionamento, start-up e op. assistida de sist. de instrum., autom. (CLP, SDCD, SCADA, SIS), elétrica, segur. de processo e do trab., de plantas químicas de grande porte. Gerente de Utilidades da Unidade Química de Paulínia. Gerente Téc. de Eng. de Autom. e Elétr. na Engenharia América Latina. Especialista em Segur. de Proc. (HAZOP, What-IF), Confiabilidade, SIS e Avaliação de SIL, Seg. em Instal. e Serv. em Eletric. (NR-10), Diagn. de Gerenc. de Sist. de Instrum. e Autom., Seg. no Trabalho em Máq. e Equip. (NR-12). Consultor indep. na AMF Consult. em Eng., Autom. e Seg. do Trab. e consultor espec. na DNV-GL, desde 2012. CMSE® Certified Machinery Safety Expert (TÜV Nord) desde 2015.

Outras Informações:

Coordenador: Marcílio Antônio Viana Pongitori – Mestrando em Engenharia Mecânica pela Unicamp, Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie 1981, Técnico Nuclear pelo IPEN 1976, participou de vários cursos em Instrumentação e Sistemas de Automação. Atualmente é Sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento, Diretor da Dynamis Automação e Cursos Ltda., prestando consultoria em projetos e treinamentos em automação.  Atuou como Professor da cadeira de Automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Fiel. Exerceu os cargos de engenheiro, gerente e diretor atuando em projetos de automação de processos industriais nas empresas: EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honeywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Schneider Electric), Yokogawa e Promon Eletrônica.

Desenvolve atividades como voluntário na ISA – International Society of Automation – Atualmente é o Presidente ISA Seção Campinas 2016/17 – Diretor de Treinamento 2015/16 do Distrito 4 para América do Sul, foi o Fundador e Presidente da ISA Seção Campinas no período de 2004/2005 e Presidente da ISA Seção São Paulo no período de 2002 a 2004.

METODOLOGIA

Recursos Adicionais:

  • Ao final de cada modulo, respostas a questionários;
  • Preenchimento da folha de especificação;
  • Apresentação de empresas fornecedoras de instrumentos e sistemas de automação;
  • Apresentação de filmes;

Bibliografia auxiliar:

  • Apostila;
  • Normas ISA;
  • Catálogos de fornecedores;
  • Manuais técnicos.

Número de Alunos

  • Turmas de no máximo de 14 participantes, para um bom aproveitamento do curso.
  • No caso de não atingirmos o número suficiente de inscritos, a ISA tem o direito de cancelar, alterar/prorrogar a data de realização do mesmo, restituindo integralmente o valor pago caso o participante escolher em não participar do curso.

Condições de pagamento:

  • 5% de desconto para pagamento à vista.
  • Parcelamento no boleto bancário em até 6x, desde que metade do valor ou mais esteja quitado até a data programada para início do curso, sendo uma entrada (para 5 dias) e as subsequentes em 30 dias corridos. Contra apresentação de Nota Fiscal de Serviços.
  • O valor pago não será reembolsado no caso de ausência do aluno. Apenas, se esta ausência for comunicada com um mínimo, de 10 dias de antecedência, será concedida uma vaga no próximo curso.
  • Pedimos atenção no preenchimento dos dados na ficha de inscrição, os mesmos serão utilizados para emissão da Nota Fiscal (RAZÃO SOCIAL ou NOME DO PARTICIPANTE, CNPJ ou CPF, ENDEREÇO e IE).

ENTRE EM CONTATO E CONFIRA O NOSSO PLANO DE DESCONTOS PROGRESSIVOS PARA EX-ALUNOS DOS CURSOS ISA CAMPINAS



VOLTAR

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang