Fechar

Tem alguma dúvida ou sugestão? Será um prazer atender você!
Preencha os campos abaixo e envie-nos uma mensagem.

Você também pode falar conosco por meio dos contatos abaixo:

+55 (19) 2519-0530 | contato@isacampinas.org.br
Rua Barão de Paranapanema, 146, Conj. 51 C – Bosque – Campinas/SP | CEP 13026-900

Fechar
contato@isacampinas.org.br
Siga-nos Facebook Linkedin Youtube

Blog

 

Esse espaço é para você!


Como o mercado vê a eficiência energética no cenário nacional

17-10-2018

Paulo Henrique, Felipe Sabino e Marco Coghi

 

 

Aconteceu no dia 11 de outubro de 2018 este grande evento sobre eficiência energética.

Evento promovido pela ISA Campinas Section no CDC (centro de conferência) da Unicamp contou com a presença de palestrantes ilustres abordando o tema por uma perspectiva singular.

Felipe Sabino

Fugindo do argumento comum de redução de custos a longo prazo, que é uma opinião unanime por parte das empresas, exploramos a abordagem sobre sustentabilidade, sobre fazer mais com menos.

Essa preocupação e consciência existe de forma bem difundida nas grandes empresas e corporações, porém no mercado brasileiro onde temos um número gigantesco de pequenas e médias empresas que por si só geram cerca de metade dos empregos do segmento industrial, essa preocupação até existe, porém muitas vezes faltam profissionais experientes para direcionar qual a melhor decisão e qual caminho tomar.

Exposição de tecnologias

As soluções de eficiência energética a um primeiro momento parecem coisa de outro mundo destinado apenas para corporações multinacionais, totalmente fora de alcance para o bolso e fatia de mercado que estas pequenas e médias empresas ocupam.

O interessante no entanto foi a abordagem trazida pelos palestrantes de que é sim possível implementar ações que trazem a proposta da eficiência energética com ações relativamente simples como por exemplo monitorar através de sensores o vazamento das linhas de ar comprimido e atuar de forma rápida e até mesmo preventiva para evitar percas através do vazamento destas linhas.

Andre Pereira, Myrian Reis, Felipe Rover e Marco Coghi

Pode parecer algo simplório que nos remete ao Bê a Bá da época de juventude, porém que é pouco aplicado e faria uma enorme diferença para empresas que não podem, por questão financeira, arcar com os custos de uma avaliação por profissionais bem conceituados no mercado.

Lembrando que até o momento falamos de pequenas e médias empresas nas quais se encaixam usinagens que fabricam válvulas reguladoras de latão, ou válvulas para maçarico de solda onde a briga por preço vai de real a real. Logo essas ações propostas até o momento , como o exemplo anterior, teriam um gasto mínimo para serem realizadas e ao longo do ano representariam uma boa economia no cenário da fatia de mercado que essa pequena empresa está inserida.

Perguntas do público

 

Agora quando falamos das grandes corporações, é difícil ou mesmo impossível para que o gestor possa avaliar todos os possíveis pontos de desperdício de energia e muitas vezes a equipe de operação e manutenção não tem o know-how ou mesmo os equipamentos/ meios necessários para fazer essas verificações.

O vazamento na linha de ar comprimido é um exemplo de fácil visualização e atuação por ser algo mais simples de monitorar e verificar, agora quando falamos sobre maquinas de grande porte, ponte rolantes, esteiras (e demais equipamentos que possuam motor) e até mesmo bombas, somente através de um método correto e monitoramento contínuo poderemos verificar se há desperdício ou não.

Perguntas dos membros ISA

É necessário a utilização de softwares e equipamentos específicos, que possam trazer dados e informações corretas e confiáveis a respeito de quanta energia está sendo usada, o por quê e pra quê e se é possível otimizar.

No caso de uma grande industria uma economia que ultrapasse dos 10% ao mês pode levar um gestor ao céu tanto em competência quanto em ética e responsabilidade ambiental.

Com o mercado consumidor cada vez mais consciente, principalmente quando falamos em produtos voltados para o consumidor final (B2C), as empresas que se tornam responsáveis ambientalmente podem utilizar este marketing positivo de maneira maravilhosa para fidelizar este nicho específico de mercado.

Brunch no intervalo do almoço

É preciso escolher uma empresa séria que siga as normas, respeite os procedimentos de segurança e passe confiabilidade para que você possa tomar a melhor decisão com a certeza de que realmente fez a escolha certa. Hoje com o mercado tão competitivo existem muitas empresas que apenas prometem, mas não entregam o combinado com a devida qualidade.

Um dos papéis da ISA Campinas Section é este, filtrar as empresas que mais se adequam as padrões de qualidade e cumprimento das normas e procedimento, para levar soluções completas com respeito e ética profissional







Mapa do Site



Quem somos

Eventos

Cursos

Blog